Nael Rosa

18 de jan de 2021

Caminhões com problemas mecânicos impedem coleta de lixo em Piratini

Foto: Nael Rosa

Lixo se acumula no centro, bairro e vilas

A Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos continua enfrentando sérios problemas para recolher o lixo produzido pelas residências em Piratini, e na atual gestão, ainda não foi possível colocar a coleta em dia, o que proporciona um cenário complicado para a imagem cidade, pois contêineres e outros tipos de coletores continuam abarrotados de resíduos.

Segundo o secretário Henrique Luiz da Silva, a situação é realmente complicada e se deve aos contínuos problemas mecânicos dos dois caminhões para esta finalidade, o que se torna mais evidente às segundas-feiras quando o lixo depositado durante o final de semana se acumula.

“ Desde que eu assumi, em 1º de janeiro, os caminhões estão estragados, problemas que ainda não foram possíveis de resolver e que prejudicam em muito o recolhimento. Para se ter uma ideia, durante os dois dias do final de semana se produz dez toneladas de lixo no município, portanto, é inviável de recolher tamanha quantidade com duas caçambas e um reboque puxado por um trator”, entende o gestor.

Quando finalmente os consertos forem realizados, Silva disse que já está definido que sua pasta vai implantar a coleta noturna, experiência que segundo ele já foi exitosa no anterior governo do MDB.

“Vamos implantar o recolhimento à noite. Já fizemos isso e deu certo. Óbvio que haverá a necessidade de reeducar a população, mas não há outra saída, pois o ideal é recolher o lixo postado nas lixeiras naquele dia, o que não ocorre atualmente, uma vez que os resíduos recolhidos foram gerados e depositados um dia antes”, concluiu.

Reportagem: Nael Rosa

Contato: 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com

    197