top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Para protestar contra a falta de transporte, alunos da Carmosina Vaz Guimarães decidem fazer greve

Foto: divulgação

Para protestar contra a falta de transporte escolar de responsabilidade do estado, alunos da escola de ensino médio Carmosina Vaz Guimarães, situada no 3º Distrito de Piratini, decidiram que não vão mais retornar para o educandário o material enviado pela plataforma online de estudo.


Devido à pandemia, os estudantes estão sem aulas desde 2020, situação que, segundo a aluna do 3º ano, Carol Mendes, 17ª anos, saturou a todos dado a tantas dificuldades encontradas por eles para aprender.


“É o terceiro ano já sem aulas, está horrível, pois não estamos aprendendo nada. Recebemos horrores de matéria pela plataforma, mas de nada está adiantando, por isso nos comunicamos através de uma rede social e decidimos fazer uma greve”, reclama a aprendiz, que amplia:

“Reclamamos com a direção e ouvimos sempre a mesma coisa, nada é resolvido, nada vai pra frente”.


A reportagem ouviu o diretor da escola sobre a decisão dos alunos. Gilmone Zago dos Santos disse estar sensibilizado com a situação, muito embora entenda que o não envio do material pelos estudantes não é uma solução para o problema.


“Não resolve, mas é compreensível, pois foi uma forma que eles acharam para chamar a atenção para o problema. Me solidarizo com os pais e com os alunos, mas a direção não tem como solucionar esta situação, cabendo a nós cobrar incessantemente a 5º Coordenadoria Regional de Educação”, disse Santos.


Ele acrescentou que está extremamente preocupado com a demora no retorno do transporte, o que está fazendo com que a Carmosina perca alunos para municípios vizinhos, mas da 5ª CRE tem ouvido que o estado está fazendo o processo de contratação emergencial de veículos para o transporte, mas que o processo é burocrático, daí a demora.


“Estamos com as mãos atadas e nada a mais conseguimos fazer. Reforço que a escola está ao lado dos estudantes e de seus pais, portanto respeito à decisão deles, pois é pra eles que a escola é feita”, finaliza.


Reportagem: Nael Rosa

Contato: 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com

221 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page