top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Busca por vacinas é baixa, e secretário apela para que a população busque os postos de saúde

Foto: Nael Rosa

O secretário de Saúde de Piratini, Wilbor Pinheiro, disse estar extremamente preocupado com a baixa procura por vacinas que combatem doenças perigosas para os seres humanos no município, mesmo com a insistência em campanhas que buscam atrair a população para os postos de saúde para se imunizar.


De acordo com Pinheiro, é pífia a procura por imunizantes para evitar a Poliomielite, por exemplo, que causa a paralisia infantil, enfermidade erradicada no Brasil, mas já com casos em países de fronteira.


“Já há casos da Pólio bem perto de nós. Mesmo assim, pais ou responsáveis insistem em não levar seus filhos para receber a dose necessária. Para que se tenha uma ideia, vacinamos apenas 32,35% das crianças da cidade, o que é muito pouco diante dos perigos que a doença oferece”, observa o secretário.


Como o pouco interesse por vacinas não se ressume a Poliomielite, o gestor disse estar decepcionado também com a baixa procura pelo imunizante que combate a Influenza, pois a meta da secretaria é aplicar a dose em 9.335 pessoas, mas até o momento, somente 2.334 munícipes abaixo dos 60 anos foram vacinados, perfazendo um total de 26,79%.


“A população idosa de Piratini, que é de 4905 pessoas, é outra que decepciona, já que até o momento apenas 1.596 procuram os postos para receber a dose que impede complicações causadas pela gripe”, reclama Wilbor Pinheiro, que acrescenta:


“Não sei os motivos para esse comportamento da população. Talvez essa divisão política que se instalou no país contribua para esse comportamento perigoso, pois autoridades que são formadores de opinião combatem a Ciência, o que gera muita fake news contra as vacinas. Enfim, desconheço o que leva a isso, mas apelo para que as pessoas busquem a estrutura de saúde do município para que possamos melhorar esses índices”, finaliza.



Reportagem: Nael Rosa

195 visualizações

Comments


Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page