top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Vacinação avança e números de contaminados cai drasticamente em Piratini

Foto: Elis Garcia


A Secretaria Municipal de Saúde de Piratini informou na terça-feira (13) que 60% da população vacinável no município já está imunizada, fator que contribuiu na queda drástica do registro de casos diários de Covid-19 no município.


Segundo o secretário Cássio Segatto, a atual situação que está sendo comemorada pelos profissionais de saúde, só foi possível devido a uma mudança de comportamento das pessoas que compreenderam a gravidade de se infectar.


“Soma-se a vacinação a questão da adesão aos protocolos sanitários, principalmente o uso da máscara ao sair de casa. Os números diários registrados em maio, por exemplo, estavam nos deixando frustrados, mas graças a Deus, hoje a realidade é diferente”, assegura Segatto.

Na expectativa de que o Ministério da Saúde autorize a vacinação de pessoas abaixo dos 18 anos, ele observa que as buscas pelas doses da Jansen, Coronavac, Pfizer e Astrazenica é positiva, mas ainda abaixo do esperado.


“Nossos dados são de um Censo não atualizado, mas mesmo assim, esperávamos que mais gente buscasse pela imunização. Percebemos que, mesmo sendo um número pequeno, há sim aqueles que por motivos diversos não procuram os locais de vacinação, assim já estamos pensando em fazer uma campanha que envolverá entidades e talvez o comércio, para que possamos ter uma mobilização maior e com isso atrair pessoas pertencentes a todos os grupos e através disso aumentar o número e imunizados”.


Sobre a eficácia dos imunizantes à disposição, ele disse que as equipes de saúde já observaram que entre os vacinados são raros os casos de infecção pelo coronavírus, e mesmo quando isso ocorre, os infectados desenvolvem uma forma branda da doença, não precisando inclusive de internação hospitalar.


Por fim, o gestor informou que, ao contrário do que foi observado em maio deste ano, quando 520 pessoas estavam com a segunda dose da Coronavac atrasada devido à falta desse imunizante, a fila neste caso está praticamente zerada.


“Hoje temos no máximo nove pessoas que por motivos diferentes ainda não receberam a segunda dose dessa vacina, o que vai ocorrer em breve já que temos ela disponível no município”, conclui.


Reportagem: Nael Rosa

Contato- 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com

510 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page