top of page
Foto do escritorNael Rosa

Obra de calçamento da Jornaleiro Rural se transformou em um problema para os moradores da rua

Foto: Nael Rosa

Obras já duram seis meses e ocasionam diversos transtornos aos moradores

Moradores da Rua Jornaleiro Rural, no bairro Sinuelo, reclamam dos muitos transtornos causados pela obra de calçamento da via e que é executada por uma empresa terceirizada, mas de responsabilidade da Prefeitura de Piratini.


Uma das residentes, que solicitou anonimato, classifica a situação como uma “bagunça”, pois segundo ela, desde fevereiro, quando as escavações para a instalação da tubulação começaram, todo dia surge um novo problema para resolver.


“Entre as situações que nos preocupam, está a escavação próximo aos postes da rede de energia elétrica. Recentemente um tombou, mas para a sorte de todos foi na madrugada, quando não havia movimento, pois se fosse em outro horário, poderia ter causado uma tragédia”, afirma a moradora.


Ela acrescenta que a situação é bem precária, já que, em virtude dos movimentos no solo realizados pela empresa, algumas casas já alagaram o que, em sua opinião, será uma constante se a rua não for rebaixada em determinados pontos, já que a mesma está no nível de muitas moradias.


“Eles estão fazendo algo para melhorar nossa qualidade de vida, mas se não rebaixarem a rua, será motivo para nos incomodarmos pelo resto da vida”, reclama.


A reportagem conversou com Daniel Farias, que hoje é secretário de Saúde, mas que até o mês passado ocupou a pasta de Desenvolvimento, Planejamento e Projetos, devido ele ter acompanhado o início dos movimentos na rua em questao, bem como o desenrolar da obra.


Farias disse que o local tem um problema sério de drenagem de água, o que demandou um cuidado todo especial com os trabalhos de saneamento para receber o que é gerado pelas chuvas quando estas caem em grande volume e isso dá a impressão que os trabalhos não andaram de forma satisfatória.


Outra situação inesperada foi a localização de pedras no terreno, o que ele garante, vai dificultar o pavimento, pois será necessário um estudo mais aprofundado para saber como estes obstáculos serão removidos.


“Além disso, tudo que foi citado, temos também problemas com relação ao nível das casas com o futuro calçamento, o que obriga outro estudo e estratégia para as moradias não sejam invadidas pela água, o que já ocorreu na última grande chuva que caiu no município”, externou Farias.


Por fim, ouvimos o engenheiro da Prefeitura, Marcelo Gonçalves, responsável pelo projeto de pavimentação. Ele reforçou os inúmeros imprevistos que surgiram durante a execução da obra, entre estes, a necessidade de substituir a tubulação inicialmente pensada por uma de dimensão maior, o que, ele concorda, gerou transtornos ainda maiores, já que durante as escavações para a colocação dos tubos, a rede construída pela Corsan foi danificada em vários momentos, o que atrasou o planejamento inicial para esta fase.


Sobre os danos causados aos postes que sustentam a rede elétrica, Gonçalves explicou que os mesmo estão situados junto a barrancos, e como é preciso fazer o alargamento da rua para que ela receba o calçamento, o que levou a parte desses barrancos ficar fragilizado.


“É um problema que pode ocorrer, mas é obrigação da empresa que executa a obra comunicar a concessionária que presta o serviço para que se encontre uma solução”, disse o engenheiro.


Ele finalizou falando da situação a ser resolvida quanto ao nível da rua em relação às moradias. Disse que, ao longo da Jornaleiro Rural, existem as duas situações: casas construídas abaixo do terreno, e outras muito acima, o que leva a Prefeitura a buscar uma saída que contemple a todos.


“Estamos tentando ajustar isso para que fique bom para todos. Vamos achar um meio termo. Entendemos todos os transtornos provocados, mas o prazo de execução é de um ano, cabendo ressaltar que a empresa também tem interesse em concluir a obra o mais rápido possível. Cabe a nós fiscalizar, mas salientou que estamos dentro do cronograma de execução”, conclui.


Reportagem: Nael Rosa

383 visualizações

Comentários


Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page