top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Ação do São Francisco de Assis proporciona a castração de 70 animais em Piratini

Foto: divulgação

Mutirão atraiu dezenas de pessoas que levaram seus animais para castrar

Uma ação do Projeto São Francisco de Assis possibilitou a esterilização (castração) de 70 fêmeas, entre cadelas e gatas, procedimentos realizados no sábado (16), no Canil Municipal mantido pela Prefeitura de Piratini.


Esta é a 4ª vez no ano que as castrações ocorrem no município e, de acordo com a ativista Elenara Adamoli, isto tem impacto direto na proliferação de animais, principalmente os de rua que geralmente são abandonados por seus tutores.


“Uma fêmea entra no cio a cada três meses e seus filhotes começam a parir a partir dos seis meses, então é incalculável o número de filhos que um animal não castrado por gerar”, destaca a voluntária.


Antes dos mutirões, as esterilizações eram feitas em pequeno número no município de Cerrito, mas o transporte, principalmente das cadelas, era um fator que dificultava os procedimentos.


“Dependíamos de alguém que levasse os animais até outro município e, mesmo assim, no máximo cinco passavam pelas cirurgias a cada vez. Agora a cada 30 dias conseguimos castrar dezenas deles na sala preparada para isso e existente no Canil Municipal”, explica.


Elenara frisa que mesmo assim existe uma grande dificuldade em conscientizar os proprietários em tomar a iniciativa de levar seus bichos para castrar, o que se feito evita muitas doenças, como o câncer, por exemplo.


“É como enxugar gelo. Ainda não conseguimos despertar essa consciência nos donos de cães e gatos. Eles precisam saber que se as fêmeas forem castradas antes do primeiro cio, evita-se significativamente o surgimento de muitas doenças graves nos bichinhos, mas ainda há tabus em torno disso”, reclama.


Os procedimentos realizados pelo projeto são de forma gratuita, mas as voluntárias estimulam doações em dinheiro de qualquer valor. O montante arrecadado é usado para pagar cirurgias de emergências que surgem ao longo do mês e são feitas nas clínicas veterinárias de Piratini.


O próximo mutirão de castração será realizado em 27 de agosto. Os interessados podem agendar pelo WhatsApp. O número é 53-9-99738823.


Reportagem: Nael Rosa

181 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page