Coleta de sangue para o Hemocentro de Pelotas acontecerá dia 15 de outubro em Piratini
Foto: Nael Rosa
O secretário de Saúde de Piratini, Wilbor Pinheiro, garantiu que está tudo pronto para dia 15 de outubro o município realizar a primeira coleta de sangue usando a estrutura e funcionários do Posto Jabu da Luz, iniciativa que partiu de uma proposição da vereadora emedebista Miriam Buchweitz.
De acordo com Pinheiro, após a indagação da parlamentar, o município fez contato com o Hemocentro de Pelotas para viabilizar que campanhas de doação de sangue fossem realizadas no município, o que foi aceito e proporcionou um treinamento específico da equipe que, a partir de agora, fará as coletas.
“Através da direção do Hemocentro, possibilitou-se que nossos médicos, enfermeiras e técnicas em enfermagem realizassem um curso que durou duas semanas e os capacitou para fazer as futuras coletas em doadores que até então tinham que se deslocar para Pelotas”, explicou Pinheiro.
Ele acrescentou que este mês será apenas a primeira campanha de muitas usando a estrutura da Secretaria de Saúde, pois a intenção é realizar a ação periodicamente, mas que isso vai depender da boa ação dos piratinienses em fazer o gesto nobre.
“Teremos mais datas específicas, mas tudo dependerá das pessoas terem a iniciativa de doar em Piratini, portanto apelamos a quem tiver condições de se deslocar até o posto, que o faça, para que possamos ajudar a manter os estoques do Hemocentro”, concluiu.
Reportagem: Nael Rosa
Comments