top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Câmara dá aval para a criação da Casa de Cultura Garibaldi

Foto: Nael Rosa

Prédio que abrigou herói durante a Revolução de 35 está sendo reformado

A Câmara de Vereadores deu aval unânime ao projeto da vereadora emedebista Cleuza Manetti, para que o prédio onde viveu o herói farroupilha Giuseppe Garibaldi se transforme na Casa de Cultura Garibaldi.


A instalação está situada na Rua Bento Gonçalves, Centro do município, e abrigou também o jornalista Luigi Rosseti, responsável por redigir ali, enquanto Piratini era sede da República Riograndense, o jornal O Povo.


Tombada em 1941 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a partir do ano passado a antiga moradia passou a receber diversas melhorias em sua estrutura com recursos doados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) que até o final das obras pretende aplicar R$ 1,2 milhão na reforma, proporcionando futuramente que o espaço possa servir como preservação da memória da Revolução que durou dez anos.


Conforme Cleuza Manetti, a intenção é que a Casa de Garibaldi se torne um local que tenha como finalidade estimular políticas públicas direcionadas ao setor cultural, o que consequentemente vai proporcionar para município mais um atrativo turístico, e também abrigar a Escola de Música, projeto que começou há sete anos com o Rotary Clube e que ensina crianças e jovens a tocar diversos instrumentos.


“Nossa luta para que o prédio tenha as obras finalizadas e abrigue a Escola de Música, o Grupo de Artes Encenação, bem como toda a iniciativa artística e o desenvolvimento sócio cultural de Piratini, já tem muito tempo. Agora a meta é conseguir alguma empresa interessada em doar 30% do montante a ser investido, que é o valor da contrapartida, o que também pode ser feito pela Prefeitura”, explicou a parlamentar autora do projeto.


Reportagem: Nael Rosa

Contato: 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com







53 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page