• Nael Rosa

Distribuição da Chama Crioula em Piratini contou com mais de 200 cavalarianos de nove municípios

Foto: Nael Rosa

Evento marcou oficialmente a abertura da Semana Farroupilha em Piratini

Piratini sediou na tarde da terça-feira (6), a distribuição da Chama Crioula em uma cerimônia realizada na Praça Inácia Machado da Silveira em que estiveram presentes cerca de 200 cavalarianos entre o município sede, e também de Cerrito, Canguçu- Pedras Altas- Pedro Osório- Arroio Grande, Jaguarão e Herval-, cidades que compõem a 21ª Região Tradicionalista, (RT).


Com seus candeeiros que passaram a transportar a centelha, eles concluíram a primeira parte da aventura no lombo do cavalo e agora retornam para seus pagos para dar início aos festejos farroupilha em 2022.


Para o prefeito Márcio Porto (MDB) o ato representa a integração da Zona Sul, além de começar oficialmente a festa que ele garante será a maior já vista na Capital Farroupilha.


“É importante agregar todas essas pessoas fazendo com que uma região inteira esteja representada em Piratini, o que para nós é o principal feito, inclusive pela história que nos cerca e que se mostra viva todos os dias. A festa começa com a distribuição dessa centelha e irá durar até o dia 20 de setembro com a maior Semana Farroupilha que Piratini já viu, o que nos traz uma alegria muito grande”, afirmou Porto.


A coordenadora da 21ª RT, Joicenara Voigt de Oliveira, destacou a importância de Piratini sediar o evento, pois o município foi o primeiro a ser escolhido pelos heróis da Revolução de 35, o que dá a essa distribuição da chama um significado todo especial.


“ Essa cidade é o berço da revolução, por isso para a 21ª Região Tradicionalista tem todo um significado histórico para o movimento gaúcho. É gratificante para nós estar aqui, bem como para tantos cavalarianos de outras oito cidades que rumaram para cá depois de outros tantos atravessarem o Rio Grande do Sul para apanhar a chama na distribuição da mesma em Canguçu, o que também fizeram os representes de Piratini para que hoje estejamos aqui nesse momento de relevância”, disse a coordenadora.


Reportagem: Nael Rosa


169 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png