top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Dia 1º de abril acontece mais uma ação para doação voluntária de sangue em Piratini

Foto: Nael Rosa

Doação de sangue ocorrerá no Posto Jabu da Luz

Acontece dia 1º de abril no Posto Central de Saúde Jabu da Luz, a 4ª edição da Doação Voluntária de Sangue de Piratini, ação promovida pela Secretaria de Saúde em parceria com o Hemocentro Regional de Pelotas e apoio do Grupo Anjos do Bem.


Serão 60 fichas distribuídas para quem mostrar interesse em ajudar o próximo, sendo 30 fichas no turno da manhã e a mesma quantidade à tarde.


De acordo com o secretário de Saúde Wilbor Pinheiro, a parceria com o banco de sangue é exitosa, pois desde outubro de 2022, os doadores do município não mais precisam se deslocar para o município vizinho para ajudar na reposição do estoque.


“É importante e positiva essa parceria, pois quem doa não precisa mais viajar para Pelotas. Friso também que essa ação junto ao Hemocentro nos permitiu treinar parte dos nossos médicos, técnicos em enfermagem e enfermeiros para que eles realizem a coleta, e isso também é um ponto a se destacar”.


Pinheiro também elogiou a participação dos Anjos do Bem que, na sua visão, é crucial para o sucesso das coletas.


“Acredito que se não fossem eles não conseguiríamos o êxito que temos obtido em todas as edições, pois são aproximadamente 200 pessoas que se engajam para mobilizar a população a doar, portanto são muito importantes”, destacou.


Os requisitos básicos para doar sangue são:

Estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores precisam de autorização dos pais ou responsáveis); pesar no mínimo 50 kg; estar descansado (ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas);

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documentação com foto que permita a identificação do doador.

139 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page