Nael Rosa
Após uma reforma que custou R$ 80 mil, ESF do Cancelão volta a receber usuários do SUS
Foto: divulgação

Após cinco meses de intensa reforma, o secretário de Saúde de Piratini, Wilbor Duarte Pinheiro, anunciou na segunda-feira (6) a reativação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Virgínia Porto, situada no bairro Cancelão.
Foram investidos R$ 80 mil, recursos dos cofres da Prefeitura, para, conforme Pinheiro, alterar todo o espaço físico do local, individualizando, por exemplo, a sala para atendimento médico e para a aplicação de vacinas, o que agora vai oportunizar mais qualidade no serviço oferecido à população do bairro e também residente no 4º Distrito, onde está concentrado o polo madeireiro, beneficiando cerca de duas mil pessoas.
“Foi uma reforma total, pois até então a situação era calamitosa, muito ruim mesmo. Essa ESF agora reformada tinha inclusive um ambiente insalubre, totalmente inadequado, tanto para quem trabalha, quanto para quem buscava atendimento”, avaliou o secretário.
De acordo com o gestor, era até mesmo difícil manter um fluxo de pessoas no interior do prédio, pois a distribuição das salas estava em desacordo com o necessário para ofertar serviços de saúde.
“A reforma para nós foi um bom investimento, pois este posto oferece atendimento de segunda à sexta-feira, sempre com médico à disposição dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que as quartas-feiras, o serviço também é ofertado à noite, portanto, se fazia sim necessário um local adequado para abrigar profissionais e pacientes”, conclui.
Reportagem: Nael Rosa