top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Exposição Incríveis Mulheres dá início ao Outubro Rosa em Piratini

Foto: Elis Garcia

Lançamento da exposição foi no saguão da Prefeitura

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Apecan), em parceria com a Secretaria de Saúde de Piratini, lançaram na segunda-feira (3) as atividades alusivas ao Outubro Rosa no município.


Para marcar este início dos eventos, a exposição Incríveis Mulheres, que anualmente ocorre em Pelotas e que retrata figuras femininas que se tratam ou já se curaram do câncer de mama, e que desta vez começou pela Capital Farroupilha, para posteriormente percorrer outras cidades da região.


Antecedeu a mostra, que ficará exposta até a próxima sexta-feira (7), no saguão da Prefeitura, um dia de beleza onde as usuárias da estrutura da AAPECAN, puderam, com a ajuda de maquiadoras, cabeleireiras e também do comércio local que forneceu roupas, bijuterias e acessórios, se produzirem antes de serem clicadas pela fotógrafa Virgínia Dutra, fotos que viraram banners que também serão expostos na agência Sicredi local e ainda em lojas da cidade.


Para a enfermeira Andrea Amaral Duarte, que participou do processo envolvendo somente mulheres piratinineses, tanto a preparação como a exposição das imagens, serviu para aumentar a autoestima dessas às quais ela chamou de guerreiras e que enfrentam ou enfrentaram a doença com muita garra e determinação em busca da cura.


“Foi transformador. No início elas chegaram um tanto cabisbaixas, mas conforme iam se produzindo os olhos brilhavam. Tínhamos a preocupação de fazer algo leve, que não enfocasse o câncer em si, e sim a recuperação de todas. Funcionou, pois percebi que levantamos o astral delas e isso ajuda muito no tratamento. Estavam lindas e sorridentes”, observou Andrea.


Entre as fotografadas para a exposição, a professora aposentada, Carmem Lucí Godinho, que em 2015 enfrentou o câncer de mama e alcançou a cura no ano seguinte. Ela conta que até ter a doença tinha medo de pronunciar o nome da mesma que veio logo após sua aposentadoria e lhe trouxe sim medo, mas esse foi rapidamente superado pela vontade de viver.


“Precisei da força de Deus, já que quando pensei que ia viver minha vida que até ali tinha sido praticamente só de trabalho, veio o diagnóstico. Perdi o chão, mas no dia seguinte à notícia adquiri uma força imensa e nunca mais chorei, levantei a cabeça e segui em frente. Hoje sou uma nova mulher e valorizo muito minha família e a AAPECAN foi incrível e importante para que isso acontecesse”, afirma Carmem.


Quanto à iniciativa da entidade, a professora disse que todas ficaram muito felizes e que o momento serviu também para a troca de experiências e ainda como uma injeção de ânimo nas participantes.


“Foi maravilhoso. Eu que estava meio para baixo em virtude da depressão, fiquei, assim como as demais, muito feliz. Foi um momento de integração e emoção”, conclui.


Reportagem: Nael Rosa



120 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page