top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Queda de granizo destrói lavouras de fumo no distrito Solidão, em Piratini


Segundo a Afubra, dez produtores tiveram suas lavouras atingídas

Uma chuva de granizo que caiu na tarde da quinta-feira (09) destruiu parte das lavouras de fumo da localidade Solidão, situada no primeiro distrito, zona rural de Piratini.


O produtor Nadir Schroeder, que trabalha com a cultura há 30 anos, foi um dos atingidos e conta que dos seis hectares que possui, cerca de 60% foi destruído.


“ Mais da metade eu já perdi. Eu possuo seguro, mas este vai apenas amenizar a situação e não resolve-la”, disse o plantador.


Na sexta-feira, 10, técnicos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afulbra) fizeram o levantamento das lavouras atingidas e classificaram o prejuízo como razoável.


“ Atendemos produtores que tinham 15 folhas estragadas pelo gelo em um só pé de fumo. Levando-se em conta que cada pé tem no máximo 20 folhas, para estes a perda foi impactante e como o seguro é opcional, muitos não o possuem e para os que tem os valores ressarcidos ajudam, mas não se aproxima daquilo que eles obteriam se chegassem à fase da colheita sem o granizo”, explicou Valdir Muntdstock, coordenador de mutualidade da Afubra Canguçu.

Nael Rosa- redator responsável

Wats: 53-984586380

Cel: 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com

228 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page