• Nael Rosa

Hospital de Piratini reserva 17 leitos para atender pacientes com coronavírus


Para o diretor Laerto Farias, instituição está pronta para receber pacientes com Covid-19

O Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Piratini, município que registrou apenas dois casos já curados de Covid -19 atendeu a normativa do Ministério da Saúde e reservou 15% dos leitos da instituição para pacientes com coronavírus.


Segundo o diretor Laerto Farias, são 17 leitos, sendo 14 para isolamento e três com respiradores, unidades que visam receber e estabilizar possíveis doentes para posterior encaminhamento para as cidades de referência.


“Nossa referencia é Pelotas e Rio Grande, portanto, caso necessite de internação em Unidade de Terapia Intensiva, é para estes municípios que iremos encaminhar nossos doentes, mas caso não haja leitos de UTI à disposição nas cidades referência, estamos preparados para mantê-los estabilizados em Piratini com os cuidados necessários”, assegurou Farias.


Para que tal suporte fosse possível, a direção da entidade fez um investimento em equipamentos para preparar parte leitos com respiradores que já possuía, e também promoveu o treinamento da equipe.


“Nosso pessoal foi treinado por um médico acostumado à rotina de UTI, e esse treinamento é atualizado constantemente para que estejamos prontos caso necessite, por exemplo, entubar um paciente acometido pelo coronavirus, o que até agora não foi necessário”, explica o diretor.


Para Diego Espíndola, secretário municipal de Saúde a estrutura está compatível com a exigência do Ministério da Saúde, portanto pronta para enfrentar a pandemia.


“Piratini tem uma das melhores estruturas de retaguarda do Estado, assim, caso haja uma sobrecarga em Pelotas e Rio Grande nós poderemos ficar com os pacientes internados no hospital. Além disso, a prefeitura encaminhou R$ 126 mil para a entidade para que esta pudesse se equipar e comprar inclusive 120 testes para o novo coronavírus, isso tudo sem alterar os valores mensalmente repassados para a entidade”, destaca Espíndola.


Nael Rosa- redator responsável

Wats: 53-984586380

Cel: 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com

682 visualizações
funeraria.jpg
1/2
1/2
Registre-se no nosso site e receba avisos de novas notícias!
  • perfil oficial

© 2021 por Nael Rosa. Produzido por Piratini Commerce