• Nael Rosa

Justiça determina e Diego Espíndola deixa a Secretaria de Saúde de Piratini



O Ministério Público acatou o pedido do vereador Jimmy Carter (MDB), que em 19 de maio pediu ao órgão que intercedesse junto à Justiça e pedisse a saída imediata do secretário de Saúde de Piratini, Diego Espíndola.


Nesta segunda-feira (08) o juiz da comarca Igor Guerzoni Ramade, oficiou a Prefeitura para que a decisão fosse cumprida, o que foi feito pelo próprio Espíndola que em carta de despedida à imprensa, encerrou seu ciclo de 12 anos à frente da pasta ao final da tarde.


Diego foi condenado em primeira instancia e condenação foi mantida por todas as demais esferas da Justiça, sendo a palavra final dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que em março deste ano que concordou com o crime de improbidade administrativa cometido pelo secretário, que segundo os autos do processo, contratou em 2010, de forma irregular através da Associação Venda da Lata, pessoas para o Programa de Saúde da Família (PSF). Além da perda do cargo ele também foi condenado a pagar R$ 39 mil de multa.


O prefeito Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues (PDT), deve anunciar nas próximas horas quem vai ocupar a chefia da pasta.


Em contato com a reportagem, Diego Espíndola disse que vai tirar dez dias de férias e depois viajará para Porto Alegre para avaliar segundo ele, as várias propostas que tem de emprego.


Leia a carta de despedida de Diego Espíndola



Hoje se encerra uma etapa da minha vida frente à Secretaria Municipal de Saúde de Piratini, durante esses 12 anos foram muitas conquistas, histórias e lutas que resultaram na aquisição de mais de 30 veículos entre ambulâncias, vans e carros que levam e buscam pacientes diariamente para consultas e exames, seis especialidades para o nosso hospital, abertura e implantação do Samu, construção de três novos Postos de saúde e cinco academias de saúde, implantação de três equipes de Saúde da Família e duas Equipes de Atenção Primária que atendem hoje quase a totalidade da população de Piratini, passando a cobertura de 17% para 80% de estratégia de saúde da família no nosso município, Vigilância Sanitária estruturada, instalação de três estruturas para levar água potável no interior com o projeto SALTAZ, organização das Redes de Atenção à Saúde do município, entre muitas outras ações. Porém de tudo isso, o que mais ressalto e busquei priorizar foi o contato humano, a escuta e o atendimento a todos sem distinção de raça, credo, poder aquisitivo e principalmente ideologias políticas.


Fiz isso por entender que no momento em que aceitei o cargo minha obrigação era com a proteção da saúde das pessoas, independente de quem fosse, busquei aprender e entender desse sistema apaixonante e mal interpretado chamado SUS, ao qual aprendi a defender e respeitar e tenho hoje como bandeira de luta. Nesse tempo procurei fazer valer a pena, me dedicando com muito afinco ao que me propus e buscando atender as expectativas de todos que me procuravam, apesar de não conseguir isso em todos os instantes, nunca perdi a fé e a essência de buscar o melhor para minha comunidade valorizando a vida humana acima de tudo.


Agradeço muito a todos que compartilharam comigo suas histórias, vidas e angustias e se de alguma maneira, mesmo que uma só pessoa eu tenha conseguido ajudar de forma positiva, então saio VITORIOSO. Se essa meta foi atingida, não venceu o pedido do vereador, não venceu a inconsequência da velha política sedenta por poder, e fiquem certos que cada um de vocês marcou definitivamente a minha história e com certeza levarei isso por toda a minha vida.


Foram muitos momentos alegres, outros nem tanto ao longo desses anos, mas todos eles contribuíram imensamente para que eu crescesse profissionalmente e, sobretudo, pessoalmente. Sabia de toda exposição e julgamentos que poderiam vir, mas optei por valorizar a oportunidade de fazer a diferença a qualquer custo.


Quero agradecer por cada segundo dispensado comigo, por cada mensagem de carinho e apoio que venho recebendo. À minha equipe da Secretária de Saúde, levarei cada um de você no meu coração com uma gratidão enorme pela oportunidade e pela satisfação pelo nosso tempo juntos. Que o sucesso continue ao lado de cada um de vocês e a felicidade seja uma companheira assídua, assim como foi minha, durante todo o período que trabalhei com vocês.


Tenho convicção de que dei o meu melhor, com responsabilidade e transparência. Todos nós passamos por momentos bons e ruins, mas acredito que Deus sempre tem planos maiores pra gente e que no final a felicidade é o que virá. Esta despedia não significa um adeus, apenas o ultrapassar de mais uma etapa, seguirei sempre na busca de uma saúde mais justa e de qualidade para todos. Fica aqui meu mais sincero agradecimento por todos estes anos de gestão pública.


Obrigado meu Piratini! Diego Espíndola


Nael Rosa- redator responsável

Wats: 53-984586380

Cel: 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com

779 visualizações
funeraria.jpg
1/2
1/2
Registre-se no nosso site e receba avisos de novas notícias!
  • perfil oficial

© 2021 por Nael Rosa. Produzido por Piratini Commerce