Nael Rosa
Doze larvas do mosquito que transmite a dengue são encontradas no Cancelão
Foto: divulgação
Agentes de combate à Endemias da Secretaria de Saúde de Piratini, encontraram pela primeira vez em uma armadilha situada no bairro Cancelão, larvas do mosquito Aedes Aegypti responsável pela transmissão da dengue.
Segundo o agente Michel Gomes, 12 larvas foram localizadas na armadilha instalada pela Fundação Nacional de Saúde que desde 2001 monitora a espécie de mosquito que circula na região.
“Inclusive foi eu que encontrei e imediatamente desconfiei que as larvas eram do Aedes. Coletamos, enviamos para análise e o resultado positivo chegou dia 29 de abril”, contou Gomes.
Para tentar evitar que moradores sejam contaminados com a doença, já começou a visitação de todos os imóveis num raio de 300 metros a partir do local onde os focos foram encontrados.
“Vamos visitar 100% das casas dessa área. A intenção é conscientizar os residentes para que limpem seus quintais eliminando possíveis criadouros. Talvez, por causa da pandemia de coronavírus, encontremos dificuldades para sermos recebidos, portanto é preciso a conscientização de todos nesse momento para impedir que essas e outras doenças cheguem ao nosso município”, destacou o agente.
Além da dengue, o mosquito transmite o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya.
Reportagem: Nael Rosa
Contato: 9-99502191
Email: naelrosaeufalei@gmail.com
Comments