• Nael Rosa

Professora Rosa será homenageada com a medalha Zumbi e Dandara dos Palmares


Rosa entende que na sua área também é possível perceber a desigualdade entre negros e brancos

A professora Rosa Oliveira Rodrigues, 57 anos, formada em Licenciatura em Geografia pela Uniasselvi SC, será homenageada dia 20 de novembro em solenidade promovida pela Câmara de Vereadores de Piratini, com a medalha Zumbi e Dandara dos Palmares, iniciativa do vereador Auri Soares (PT), comenda que intenciona reconhecer o trabalho de pessoas que atuam na luta contra o racismo no município.


Tendo presidido por duas gestões o extinto Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra, Rosa disse estar feliz com o reconhecimento, algo não muito comum quando se trata dessa causa.


" Me sinto gratificada e muito feliz em ver que alguém percebeu nossa luta, pois há muito tempo eu atuo nesse meio defendendo o nosso povo", disse a homenageada que em sua trajetória de vida já passou e presenciou atos considerados racistas que ela entende que quem pratica, não tem a noção do quanto isso fere quem sofre a discriminação.


"Há várias formas. A mais comum são as que alguma pessoas de pele branca entendem ser uma "brincadeira" com atitudes e palavras que nos magoam profundamente. Já passei e já vi muita gente o meu redor ser vítima desses comentários que buscam nos diminuir, o que é lamentável, pois na minha concepção a única coisa que de fato nos diferencia é a cor da pele", entende Rosa.


Para a educadora, a capacidade de apreender e ensinar é a mesma entre as raças, mas isso é resumido a isso, um vez que as oportunidades são desiguais, o que segundo ela é possível ver também na sua área profissional já que no Brasil apenas 16% dos professores são negros mesmo que os afrodescendentes sejam a maioria no país. Ela encerra indo além em seus exemplos.


"Outro demonstrativo é possível ver no comércio de nossa cidade, pois é raro ver um atendente ou uma mulher negra entre os funcionários, tanto que quando encontro um, fico radiante, já que somos todos iguais, mesmo que não se veja a igualdade"


Nael Rosa- redator responsável

Wats: 53-984586380

Cel: 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com






585 visualizações
funeraria.jpg
1/2
1/2
Registre-se no nosso site e receba avisos de novas notícias!
  • perfil oficial

© 2021 por Nael Rosa. Produzido por Piratini Commerce