top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Pais reclamam de turno integral para alunos da Antenor Elias de Matos

Foto: divulgação

Educandário recebe alunos do 3º Distrito do município

Cerca de trinta pais de alunos do pré- escolar do colégio Antenor Elias de Matos, no 3º Distrito de Piratini, estão protestando contra a decisão da Prefeitura de Piratini, que instituiu o turno integral para todos os alunos do educandário.


A reportagem conversou com uma dessas mães que pediu para não ser identificada. Ela garante que sua filha de quatro anos não quer mais ir para aula e alega cansaço causado pelas várias horas contínuas dedicadas ao aprendizado e à recreação.


“ A intenção da Prefeitura é boa, mas na nossa opinião de mãe, o turno integral não deve se aplicar aos pequenos, talvez sim para os maiores que já estão próximos de concluir o ensino fundamental. Também tem a questão de nós pais não termos sido ouvidos sobre essa alteração que já está causando problemas de saúde, inclusive psicológicos, nas crianças”, revela a mãe.


Ela acrescenta que a preocupação aumenta com a proximidade do inverno, já que existem alunos que acordam às seis horas da manhã e chegam na escola quase três horas depois de viajarem até trinta quilômetros sem que um monitor os acompanhe no ônibus.


“Estamos sem opção, pois somente a Antenor atende essa região. Se caso o prefeito não achar uma solução que seria retornar ao que era até o ano passado quando o pré-escolar era à tarde, teremos crianças saindo de casa antes do amanhecer e chegando em casa à noite, tudo isso com o frio extremo do inverno”, disse.


Para ela, não há necessidade de um aluno dessa faixa etária permanecer tantas horas no colégio, podendo estes ser cuidados pelas mães, que ela observa, no interior geralmente não trabalham e em casa podem cuidar de seus filhos no turno da manhã.


As reivindicações delas serão ouvidas na próxima segunda-feira (11), quando o colégio sediará uma reunião onde os pais estarão presentes o prefeito, Márcio Porto (MDB) e o secretário de Educação do município, Luís Fernando Torrescasana Neto.


Reportagem: Nael Rosa

Contato: 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com




663 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page