• Nael Rosa

Vitão diz que Piratini vai decretar situação de emergência por causa das chuvas


Com travessias destruídas, comunidades estão isoladas no interior

Em exclusiva ao site Eu Falei na noite da quinta-feira (31), o prefeito de Piratini, Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues, o Vitão (PDT) disse que não há outra saída a não ser decretar situação de emergência em virtude das destruição causada pelas fortes chuvas ocorridas no município.


O gestor informou que um amplo levantamento dos estragos causados feitos pelas enxurradas está em curso e deve embasar o decreto para comprovar a destruição junto à Defesa Civil. Isso buscará sensibilizar o Estado e a União com o objetivo de conseguir recursos que possibilitem custear ou reembolsar o que será gasto com a reconstrução na área rural, castigada pelas cheias.


" Está tudo destruído. Pontes ou suas cabeceiras, bueiros e estradas. Todo o território foi afetado e as pessoas estão isoladas, o que não vai nos permitir esperar recursos provenientes do decreto de situação de emergência, ou seja, vamos, dentro de nossas condições, fazer os reparos assim que as águas baixarem, pois há pontes que ainda estão submersas, não sendo portanto, possível intervir", explicou o prefeito.


Um exemplo é a ponte do Barrocão, no quarto distrito, local que abriga o polo madeireiro do município. A travessia está debaixo d'água, o que não permite inclusive, que os caminhões carregados de madeira possam fazer o escoamento da produção, pois é impossível chegar até a BR 392.


"Já estava complicado para a Prefeitura fazer uma manutenção efetiva em todos os cinco distritos devido a escassez de máquinas e a nossa extensão rural. Agora com essa destruição toda causada pela chuva que pouco tem nos dado trégua, fica extremamente mais complicado para retomar a normalidade diante desse estado crítico", disse Vitão.


Ele encerrou dizendo que na próxima segunda-feira (4), haverá uma reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) para que os prefeitos busquem soluções de forma conjunta.


" Será uma reunião em caráter de urgência para que unidos possamos ir em busca de recursos para essa situação que atingiu toda região, pois de nada adiantaria cada gestor ir pedir ajuda para essa situação de forma isolada, já que é um problema que todos nós estamos enfrentando", concluiu.

Nael Rosa- redator responsável

Wats: 53-984586380

Cel: 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com



1,104 visualizações
funeraria.jpg
1/2
1/2
Registre-se no nosso site e receba avisos de novas notícias!
  • perfil oficial

© 2021 por Nael Rosa. Produzido por Piratini Commerce