• Nael Rosa

Prefeitura garante que problema da falta de médicos em Piratini acaba em dezembro

Foto: reprodução Facebook

Doutora Elisa Bersch já está atendendo no Posto Central

O secretário de Saúde de Piratini, Wilbor Pinheiro, anunciou na terça-feira (15), que finalmente a Prefeitura encontrou uma solução para a falta de médicos que prejudicava o atendimento de pacientes nos postos e também nos mutirões realizados na zona rural.


Pelo Programa Médicos Pelo Brasil, do governo federal, passou a atender no Posto Central Jabu da Luz, a médica Elisa Rodrigues Bersch, sanando a falta do profissional da área que era tão reclamada pela população.


Pinheiro informou que, ao contrário de várias outras tentativas frustradas, houve interessados no processo licitatório aberto pela Prefeitura para contratar outros três médicos, o que foi possível devido ao aumento no tocante ao salário oferecido aos profissionais em relação aos valores anteriores.


“Estava difícil, tanto que várias licitações deram desertas. Diante desse problema, o município aumentou o salário proposto, o que fez surgirem interessados que assumirão em dezembro, o que nos possibilitará ter médicos à disposição em todas as unidades de saúde, nos mutirões que fizemos nos assentamentos nas associações rurais e ainda na Estratégia de Atenção Primária (EAP)”, garantiu.


Ele concluiu informando que os novos valores propostos e a serem pagos aos médicos, virão dos cofres públicos, um esforço que a administração está fazendo para solucionar os problemas no atendimento aos piratinienses.


“Foram dois anos de luta com relação a isso. Não se obtinha interessados porque os médicos ganhavam até R$ 3 mil para tirar um plantão em cidades ao redor da região metropolitana e, fazer 40 horas semanais em Piratini não era vantajoso, pois geograficamente estamos prejudicados, já que para chegar à metrópole mais próxima que é Pelotas, são 100 quilômetros, distância considerada longa para que eles também possam exercer sua profissão em outro município e com isso aumentar seus ganhos”, explicou o secretário.


Reportagem: Nael Rosa

655 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png