top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Prefeitura de Piratini dá início aos exames visando operar pacientes com catarata

Foto: Elis Garcia

Exames pré- operatórios foram realizados no Caps Farroupilha

A Secretaria de Saúde de Piratini deu início na segunda-feira (26) à realização de exames oftalmológicos pré- operatórios em pacientes do município, a maioria com catarata, e que começarão a ser operados nos dias 26 e 27 de outubro nas dependências do Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, instituição com a qual a Prefeitura mantém convênio para cirurgias eletivas.


A realização dos exames ocorreu no Centro de Apoio Psicossocial (Caps), sendo esta a etapa inicial para fazer andar a fila que estava parada há dois anos em virtude da pandemia.


“É um avanço imensurável para o município, pois algo em torno de 300 pessoas irão refazer seus exames para posteriormente serem operadas em Piratini, o que representa uma economia de combustível e de diárias para os cofres públicos, pois elas não precisarão ser transportadas para outras cidades que são referência nesse tipo de procedimento”, disse Wilbor Pinheiro, secretário de Saúde.


Ele lembrou que, através do convênio com o hospital, muito tem se avançado nesse sentido, uma vez que, desde julho deste ano, 25 cirurgias eletivas têm sido realizadas todo mês, o que é mérito de toda a equipe de saúde e também da administração municipal, responsável por não medir esforços para que isso ocorra.


“Tanto agora para os procedimentos para quem tem catarata, como para a cirurgia geral, todos estão se desdobrando para reduzir drasticamente o que estava reprimido ou parado. Temos a ambição de zerar as filas e vamos buscar a excelência para atender bem os usuários do Sistema Único de Saúde no nosso município”, garantiu Pinheiro.


Reportagem: Nael Rosa

164 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page