top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Prefeitura decide homenagear Mauro Castro na Semana Farroupilha

Foto: reprodução Facebook

Falecido em dezembro de 2022, Mauro Castro é lembrado como expoente da cultura gaúcha

Além de político, tendo ocupado um assento na Câmara de Vereadores por nove oportunidades consecutivas pelo MDB, Mauro Castro, falecido aos 70 anos em dezembro de 2022, foi um expoente da tradição em Piratini, sendo incentivador e fundador de entidades ligadas à cultura do Rio Grande do Sul em várias oportunidades.

O legado deixado por ele, levou a Prefeitura, através da comissão organizadora da Semana Farroupilha, a escolher o falecido edil como homenageado do evento em 2023.


"Homenagear Mauro Castro é valorizar um vulto histórico do município. Ele foi o vereador mais reeleito na história, um grande defensor da tradição e da cultura gaúcha", justifica o diretor de Cultura, Raí Damasceno.


Ele destaca que o nome de Castro como homenageado dos festejos de setembro veio através da indicação do vereador Manoel Rodrigues (Progressistas), sendo esta avaliada e aprovada por unanimidade pelo Conselho Municipal de Cultura e Turismo.

"O objetivo de uma homenagem para tal figura, é justamente valorizar sua história, seu legado, e proteger sua memória", acrescenta Damasceno.


A cerimônia será na noite do dia 9, no Palco do Rio Grande, oportunidade em que as filhas de Mauro, Mariane e Simone Castro, estarão entre os familiares que representarão o pai.


“Receberemos a homenagem com carinho, mas ao mesmo tempo com certa tristeza, pois ele se foi e sinto muitas saudades, já que quando meu pai vem à memória, lembro-me da minha infância, quando me levava para caçar com ele e também para camperear. Participei ativamente da vida de gaúcho dele. A Semana Farroupilha sem Mauro Castro não será a mesma para mim”, disse Mariane.


Na mesma linha de saudade, Simone Castro disse que é grata pela lembrança da Prefeitura, e recorda que Mauro costumava acompanhar o pai nas noites de festas no Centro de Eventos.


“Para mim também a festa não será a mesma, pois mesmo adulta, eu acompanhava meu pai em todos os dias do evento. Tínhamos nosso cantinho próximo ao palco onde se apresentam as atrações. Este ano estarei lá novamente, mas terei uma pontinha de tristeza por ele não estar mais junto comigo”, lamenta.


Reportagem: Nael Rosa

265 visualizações

Kommentare


Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page