top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Psicóloga alerta para final de prazo do processo específico para quilombolas da Furg


Através d processo para quilombolas, Elisângela ingressou na Furg

Encerram na segunda-feira, 14, as inscrições para processos seletivos específicos na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Com vagas na graduação destinadas a indígenas e quilombolas, os processos integram o Programa de Ações Afirmativas da universidade.


As provas para a seleção de quilombolas e indígenas serão realizadas no dia 24 de novembro nos municípios de Rio Grande, Mostardas, Passo Fundo e São Lourenço do Sul. Já para o curso de Educação do Campo, a prova será no dia 1º de dezembro em São Lourenço do Sul, Canguçu e Camaquã.


Para Elisângela Domingues Severo Lopes, 35 anos, da Comunidade Quilombola Rincão do Couro, situada em Piratini, essa é uma oportunidade que o residente ou oriundo desse tipo de comunidade não pode deixar passar. Ela é um exemplo disso.


“Participei desse processo e ingressei na Furg EM 2014. No final do ano passado me formei em Psicologia e hoje, também aqui, faço pós –graduação na minha área. Então entendo que, inclusive nós das comunidades existentes em Piratini, devemos participar desse processo seletivo que é específico para quem não teve ou tem a mesma chance de estudar em boas escolas. É uma ação afirmativa que proporciona a ocupação dos espaços de direitos”, entende Elisângela.


Ela está preocupada com a baixa procura pelo processo e associa tal fator a dificuldade que os estudantes desse tipo de comunidade têm em relação ao acesso a informação e ainda ao momento de incerteza que vive a educação no Brasil.


“Há sim um receio de que, caso você ingresse no ensino superior, não tenha a chance de conclui-lo, daí a baixa procura”, opina a psicóloga.

Nael Rosa- redator responsável

Wats: 53-984586380

Cel: 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com

123 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page