top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Carta aberta ao Senhor Governador e Deputados (as) Estaduais do Rio Grande do Sul


Senhor Governador Eduardo Leite, nós professores aposentados nunca fomos tão desrespeitados por um governante, o seu governo não está enxergando pessoas e nos coloca como verdadeiros “fardos”. Nunca vimos tamanha insensibilidade!


Todos os nossos direitos adquiridos durante uma vida dedicada à Educação estão sendo usados para não nos conceder a devida reposição salarial, no momento em que mais precisamos, quando aumentam os gastos com saúde, por exemplo. Fomos excluídos, assim como os funcionários de escola.


O objetivo seria dividir a classe dos professores, em aposentados e os da ativa? Age como se os aposentados fossem menos, parece que somos meras máquinas de produzir, que quando passa do tempo, não tem mais valor.


Somos professores com muito orgulho sim, orgulho da nossa história, de alfabetizar, de amar nossos alunos, de buscar educá-los, de dar esperança e prepará-los para construírem um mundo mais justo. Educamos também, com o nosso exemplo. Não somos perfeitos, mas acreditamos nas pessoas e sempre amamos o que fizemos.


Cada professor tem histórias para contar, todas ricas de significados. Muitos encerraram a carreira andando de Kombi, mais de 100 km, atendendo alunos do 1º ao 5º numa única turma e felizes por ter alfabetizado a todos. Trabalhamos dois turnos com alunos em sala de aula, mas agora porque ficamos velhos aposentados, querem nos deixar de fora de uma conquista tão importante que é o Piso Salarial da nossa categoria, usando como subterfúgio a utilização da nossa parcela de irredutibilidade.


Não desmerecemos nenhum profissional, todos devemos ser respeitados e temos o direito de nos indignar com injustiças.


Governador! Parece que seu governo falta um olhar para o humano, falta empatia.


O seu governo está a serviço de quem? Vossa Excelência vai dizer que "é de todos", é claro! Mas na prática não se percebe isso.


Por que será que são sempre os professores o alvo? Estão nos desrespeitando!!!


E os Deputados que deveriam sair em defesa de uma causa tão nobre, onde estão?


Sabemos que existem Deputados que enxergam os professores com respeito e consideração, portanto, está na hora de sair em defesa de cada professor aposentado deste Estado, e não se render a mera vontade desse governo, que parece vaidoso e insensível.


Este governo vai entrar para a história como o pior governo para os professores, que além de tirar nossos direitos, usa como estratégia nos dividir, porque nos desrespeita e nos desvaloriza.


Senhores deputados! Querem ficar conhecidos como aqueles que foram contra os professores? Será que não desenvolveram carinho e respeito pelos seus professores?


Qual foi a marca que seus professores deixaram em vocês? Foi positiva? Foi negativa?

Acham que, porque envelhecemos não podemos ter nossos salários preservados? Não acham que já tiraram demais dos professores?


Não vemos a hora de chegar as eleições porque parece que só somos respeitados na hora de votar.


Pedimos desculpas por invadir este espaço para expressar nossa indignação.


Nos despedimos, emitindo nossos respeitos e consideração a cada aluno(a), a cada colega professor(a), funcionário(a) e familiares de alunos que se solidarizam com nossa causa.

Professores, funcionários, pais e alunos.


Vamos todos compartilhar na rede social!


Silvia Haussen Garcia, Nóris Helena Farias Madruga, Dalva Barbosa, Delaci Gomes de Moraes, Dilva Antunes, Maria Marfa Antunes, Maria Lúcia Madruga Corral, Nádia Mussi, Rosemare Gomes Ramalho, Tereza Antunes, Maria Marli de Oliveira Dutra, Marisa Tarouco, Cleusa Manetti, Maria Ieda Crespo Pinheiro, Mariza Espíndola, Nizete Iribarrem, Jaqueline Dutra Ortiz, Jaluz Ávila Madruga, Maria Lenita Grequi, Nilvo Ferreira, João Carlos Almeida, Mônica Sinotti Rocha Taddei, Nora Nei de Ávila Farias, Fátima Rosane Macedo Azevedo da Rosa, Maria Salete Polina Pereira, Doralina de Farias Ulguim, Gabriel Barcellos, Ledi da ilveira de Vasconcelos, Teófila Leonor da Silveira, Marleni Farias Dutra, Mariléia Farias Dutra.

76 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page