top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Seca castiga rurais e prefeitura conclui abertura de poços no primeiro distrito


Máquinas estão trabalhando em rítimo acelerado, mas demanda é muito grande

Sem chuvas significativas em Piratini, a seca continua castigando quem vive no interior e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural não tem dado conta da missão de abrir poços para que as pessoas possam ter água para consumo humano e também para matar a sede dos animais.


Com uma caçamba e uma retroescavadeira, a equipe da pasta se desdobra para escavar bebedouros e com isso construir reservatórios que possam auxiliar as famílias que vivem no campo, o que não tem sido fácil diante da longa estiagem como explica o secretário Jovan Lima.


“Abrir reservatórios nesse período de seca se torna um processo ainda mais complicado, pois a água é encontrada a uma profundidade ainda maior, por isso a secretaria está à frente de um programa que vai abrir cacimbas não somente nesses períodos de estiagem, mas sim o ano inteiro, o que vai permitir o armazenamento em outros períodos do ano que são mais chuvosos”, explicou Lima.


Ele conta que com o único caminhão pipa que o município possui não é possível dar conta de abastecer os poços existentes, assim os 20 mil litros levados ao interior diariamente não tem sido suficientes para sanar o problema de quem não tem o líquido para beber, fazer a higiene e preparar refeições.


“Estamos fazendo o possível, mas recém terminamos de abrir os poços necessários no primeiro distrito e são cinco a serem atendidos. Agora começamos o trabalho no quinto distrito e a missão é passar por todos atendendo a demanda mais emergencial que é a abertura de reservatórios, deixando a limpeza dos que já existem para um segundo momento, o que poderá ocorrer somente a partir de março”, disse o secretário que concluiu dizendo estar preocupado como período de seca prolongado, o que poderá agravar a situação mesmo diante do esforço que está sendo feito, mas que ele concorda não estar sendo suficiente.


“Se não chover em quantidade relevante vamos ter que retornar em locais por onde já passamos e abrirmos poços e assim levar água para estas famílias”, concluiu.

Nael Rosa- redator responsável

Wats: 53-984586380

Cel: 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com

268 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page