top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Secretário de Saúde de Piratini fala das medidas relacionadas ao coronavírus


O secretário de Saúde de Piratini e também presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), Diego Espíndola, concedeu entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (16) para abordar as ações em torno da pandemia de coronavírus que se espalhou por todos os continentes.


Segundo Espíndola, a intenção é não só acalmar a comunidade piratiniense, mas também a população da metade sul que não tem nenhum dos seis casos já confirmados no Estado.


“Faço parte do Comitê de Operações de Emergência (COE) que está tomando todas as medidas necessárias para este momento”, assegurou o secretário.


O secretário informou que já há uma mobilização das equipes médicas que servem a Secretaria de Saúde e fazem parte do plano de contingenciamento do município e que terá uma central para atender as pessoas e tirar suas dúvidas.


“ Toda a minha equipe de saúde, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica estão apostos e também vamos disponibilizar um número de celular a ser divulgado em breve e que do outro lado da linha terá um profissional médico tirando dúvidas das pessoas”, disse o gestor.


Espíndola disse que essa linha é para atender as pessoas que não devem num primeiro momento ao terem um ou mais sintomas do vírus, procurar o Pronto Atendimento do Hospital Nossa Senhora da Conceição, pois aglomeração neste momento só aumenta a possibilidade de disseminação do coronavírus.


“O médico que estará do outro lado da linha vai questionar se a pessoas tem os sintomas básicos da Covid 19, caso se confirme a suspeita, a pessoa será isolada em casa e uma equipe volante e capacitada vai á residência deste indivíduo colher o material para análise que, se der positivo, o doente será encaminhado para uma das unidades referência em Pelotas ou Rio Grande”, explicou Espíndola.


No inicio da tarde, Fransilene Madruga, secretária de Educação do município, anunciou que com o objetivo de prevenir e controlar a disseminação do COVID 19, a secretária, juntamente com o prefeito Vitor Ivan Rodrigues (PDT), tomou a decisão de suspender as aulas nas escolas da rede municipal de ensino por 15 dias a contar do dia 19/ de março, podendo prorrogar por mais 15 dias.


Nael Rosa- redator responsável

Wats: 53-984586380

Cel: 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com

767 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page