top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Secretário comenta aporte financeiro nos 230 anos de Piratini


Obra de Barbosa Lessa foi um dos espetáculos da programação

O secretário de Cultura, Fladimir Gonsalves, revelou estar satisfeito com o aporte financeiro conquistado para custear as atrações que fazem parte das celebrações dos 230 anos de Piratini, comemorados com uma vasta programação iniciada no domingo, (30) e que será concluída no dia 6 de julho, aniversário da cidade.


Ele assegura que, 70% dos custos foram cobertos pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e pela Lei Rouanet, que aprovaram os projetos desenvolvidos pela prefeitura através da pasta a qual é gestor.


“Seguramente, caso não tivéssemos obtido esse aporte financeiro, chegaríamos à casa dos R$ 100 mil para bancar todas as atrações previstas no cronograma, então estamos comemorando desta vez, pois geralmente temos uma falta de compreensão do empresariado para este fim, o que também é uma realidade em todas as esferas administrativa, pois estas destinam seus orçamentos para a saúde e educação, por exemplo, deixando a cultura em segundo plano”,


Gonsalves apela ao setor empresarial para que apoie as iniciativas que objetivam levar cultura à população, pois desta forma é possível ver para onde seus impostos estão sendo destinados.


“Temos um ótimo exemplo a ser seguido na cidade que é o Supermercado Weege, mas o cenário real é que a falta de estímulo é significativa, embora não devesse ser assim, pois se você destina parte de seus encargos, a marca a qual você é dono estará estampada em todos os produtos que fazem parte do que é oferecido à comunidade a qual você e sua empresa estão inseridos”, observa.


Sobre a programação recheada de atrativos, ele destaca o evento “Lessinha e Seus Amigos” que conta a história do piratiniense Barbosa Lessa, ícone da cultura gaúcha do Estado, que de forma artística foi encenado e apresentando a centenas de pessoas na noite de ontem no Ginásio Benoir Garcia.


Também chamou a atenção para a Caravana Cultural que acontece dias 3 e 4 de junho, quando um caminhão palco será postado em frente à Sociedade Recreio Piratiniense (SRP) para encenação teatral e sessão de cinema ao ar livre, encerrando com o show de Renato Borghetti.


Por fim, o secretário convidou para a festa de encerramento em parceria com a Câmara de Vereadores, e que vai ocorrer na Praça Inácia Machado da Silveira, com Mateada, brinquedos infláveis e apresentações artísticas.


Nael Rosa- redator responsável

Wats: 53-984586380

Cel: 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com

8 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page