top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Seminário da Bacia Leiteira aborda produção em Piratini

Foto: Nael Rosa

Aconteceu na quinta-feira (23), nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil, o 2º Seminário da Bacia Leiteira de Piratini, evento promovido pela West Lácteos com o apoio da Emater, Embrapa e Prefeitura Municipal.


Conforme Leonardo Polina, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural do município, a primeira edição realizada no ano passado onde o município foi o idealizador, buscou criar proximidade com os produtores locais, abordando a crise que o setor sofre em todo país, mas que em Piratini é forte no tocante à produção que gira em torno de 70 mil litros por mês.


“Nossa intenção foi recobrar este viés que aqui é tão potente, mas que poderíamos explorar ainda mais. Daí essa nossa ação que debateu conhecimentos técnicos que proporcionam outra visão”, destacou Polina, afirmando que a instalação da West Lácteos na cidade é algo decorrente do seminário realizado em 2021.


“Essa empresa se instalou no município e está comprando uma boa parte da produção, mas tem capacidade de comprar ainda mais leite, prospectando um número maior de fornecedores do produto para que estes se tornem parceiros”, amplia.


Para Polina, Piratini está na contramão do que ocorre no Brasil, onde o mercado do leite está desacelerando devido à baixa dos preços, enquanto aqui o valor por litro melhorou.


Ainda de acordo com o gestor, um dos focos deste segundo seminário é que o produtor piratiniense se aproxime um pouco mais, já que a West tem uma capacidade de compra de leite mais que o dobro da atual, mas nem todos que extraem o alimento migraram para a empresa.


“Estamos tentando alavancar a quantidade de litros que atualmente é vendida a West Lácteos. Hoje temos produção espalhada por todos os distritos rurais dessa atividade onde há uma rotina desgastante em que é preciso praticá-la com gosto, pois se não for assim, não há um progresso”, arremata Polina.


Reportagem: Nael Rosa

Contato: 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com

98 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page