• Nael Rosa

Serginho quer multa de R$ 617,00 para quem jogar lixo em via pública

Foto: Nael Rosa

Vereador quer que Prefeitura puna quem descartar lixo de forma inadequada

Foi registrado durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores realizada na terça-feira (9), um projeto de lei de autoria do vereador pedetista Sérgio Castro que visa punir com multa de R$ 617,00 quem jogar lixo e entulho nos espaços públicos em Piratini.


A matéria será votada na próxima reunião do Legislativo e segundo o autor, é a única maneira existente de coibir o que hoje ocorre com frequência não só no perímetro central.


“ Infelizmente no município existem várias áreas em que o lixo e outros resíduos são jogados de forma inadequada, o que deixa a cidade com um aspecto negativo. Entendo que a forma de acabar com isso é mexer no bolso de quem pratica essa conduta que traduz a total falta de educação, mas principalmente de consciência ambiental”, entende o vereador.


Caso seu projeto seja aprovado, Castro destaca que para a possível lei ter efeito é necessário não só uma fiscalização mais ampla por parte da Prefeitura, mas também a participação da comunidade que deve denunciar quem descarta resíduos da forma incorreta.


“É preciso que as pessoas também ajudem a gestão municipal, denunciado quem não respeita o espaço público. Vale dizer que em caso de reincidência o valor dobra, sendo essa a melhor forma de acabar com o que vimos atualmente, pois muitos pontos, inclusive da área central, se tornaram verdadeiros lixões”, acrescenta o parlamentar que também é autor da lei que pune quem comete atos de vandalismo contra o patrimônio público, o que segundo ele teve um efeito positivo.


“Há um infrator que colocou fogo em um dos vários contêineres onde o lixo é depositado e que até agora está pagando a pena através de cestas básicas. Então punir desta forma entendo ser a saída para acabar também com o lixo jogado nos canteiros da cidade”, conclui.


Reportagem: Nael Rosa

Contato: 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com

157 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png