top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Obras do novo telhado do 20 de Setembro CTG estão bastante avançadas

Foto: Nael Rosa

Todo o telhado de cerâmica está sendo substituído por telhas de amianto

Com a entidade fechada desde 2013 quando em virtude do incêndio na Boate Kiss houve um endurecimento nas normas relacionadas ao Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) a diretoria do 20 de Setembro CTG de Piratini, disse estar próxima de concluir o primeiro passo da reforma e com isso poder sonhar num futuro talvez não muito distante com a reabertura do prédio.


Segundo o patrão da entidade, André Funari, tanto as últimas unidades das telhas de amianto que estão substituindo a cobertura em cerâmica, quanto à madeira para a parte final da obra já foram adquiridas, o que também foi possível com a ajuda da comunidade.


“Muita gente doou e outras tantas nos ajudaram nas promoções como a venda de galetos que promovemos. Há sim uma esperança de ao menos essa parte ser finalizada no ano que vem”, espera Funari.


Com a instalação da pandemia, os recursos para fazer outras etapas da recuperação do prédio minguaram, mas a entidade recebeu a primeira de duas parcelas de um benefício para quem atua no setor cultural proveniente da Lei Audir Blanc, o que poderá ajudar na finalização do telhado em 2021.


Quanto a meta de novamente abrir as portas do 20 de Setembro, ele concorda que é mais complexo.


“Estar muito tempo fechado fez com que a estrutura se deteriorasse. Em 2016 eu acessei o interior e vi que uma parte havia desabado. Ter o prédio recuperado é uma meta que concordo não será fácil de atingir, pois ainda precisaremos recuperar as partes hidráulica e elétrica, o assoalho e ainda tem toda a questão do PPCI que é bastante cara. Para nós que temos três invernadas num total de 60 pessoas, muitas delas, crianças, está fazendo muita falta, mas mesmo sendo uma batalha difícil, vamos conseguir”, garante o patrão.


Reportagem: Nael Rosa

Contato: 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com

144 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page