top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Venci o câncer de mama e hoje sou uma pessoa feliz", garante a professora Carmem

Foto: Divulgação

Carmem descobriu o câncer em 2015, fez o tratamento e venceu a doença

“Eu tinha medo de falar em câncer. Tinha medo da morte e hoje nem a isso temo e falo abertamente sobre a doença”.


Assim a professora aposentada Carmem Lucí Martins Godinho, 61 anos, resume a sua felicidade após enfrentar e vencer o um tumor maligno na mama direita descoberto em 2015 após, ela, ficar três anos sem fazer a mamografia, exame que detecta nódulos nos seios.


Ela relata que o mundo pareceu desabar diante do diagnóstico que abalou toda a família, o que provocou uma noite inteira de extremo choro e sofrimento de todos a sua volta.


“Eu perdi o chão. Fomos para casa assim que o resultado saiu e todos choramos uma noite inteira. Mas parou por aí. Pensei: Meu marido tem depressão, meu filho está abalado, portanto, preciso ser a força deles e, no dia seguinte, já não permiti que ninguém mais continuasse a falar no câncer. Fui a força deles”, relembra a professora.


Ela conta que foram quinze sessões de quimioterapia e 35 sessões de radioterapia até que veio, em 29 de maio, o novo diagnóstico: Ela estava curada e pronta para começar uma nova vida, fato marcado por ela ter então decidido tirar a peruca.


“Nunca mais chorei. Recordo que saía das sessões de quimioterapia e bem maquiada. Quando terminava eu ia para o calçadão de Pelotas, o que surpreendia meu mastologista que lá no inicio me disse: Te agarra com Deus”, relembra.


Carmem conta que a experiência a tornou outra pessoa e a fez entender a importância dos exames anuais para saber como está a saúde, uma vez que, lá em 2015, ela levou trinta mulheres para fazer mamografia e decidiu não fazer o exame mesmo já estando com câncer, o que ainda não sabia.


“Hoje tenho outra vida. Vivo no meio dos bichos. Eu e meu marido Fernando trabalhamos juntos na agricultura familiar, curto nossa casa e isso para mim é uma terapia. Aconselho às pessoas que não façam o que eu fiz, pois passei 40 anos trabalhando e dando pouco tempo para meus familiares. Não tinha tempo para nada, inclusive para eles. Não façam isso. Não pensem só em bem materiais já que de uma hora para outra tudo termina”, arremata Carmem que feliz, comemora mais um Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.


Reportagem: Nael Rosa

Contato: 53- 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com

336 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page