top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

"Agora é que são elas". Vereadoras eleitas falam de suas intenções a partir de 2021

Foto: Nael Rosa

O pleito do último domingo (15) marcou devido à vontade da população, a quebra de um tabu na cidade histórica.


A até então em Piratini, uma mulher havia sido eleita para ocupar um assento no Legislativo pelo voto direto e, dessa vez, logo três foram escolhidas para, a partir de 2021 participarem das decisões que impactam na vida de sua comunidade.


Cleuza Manetti, 66 anos, mãe do prefeito eleito Márcio Porto, foi a mais votada delas ao, em sua segunda tentativa de eleição, obter 492 votos.


Ela é professora aposentada pelo Estado e disse que participa da política desde os cinco anos de idade.


“Eu acompanhava o meu avô nos comícios. Na verdade, tanto eu como minha irmã, nos alfabetizei devido a esse envolvimento”, relembra.


A vereadora eleita pelo MDB, é ativa no Rotary Clube, Apae e junto às integrantes da Cooperativa de Reciclagem, disse que a população pode esperar muito trabalho na sua gestão.


“Quero fazer um trabalho direcionado à saúde da mulher, principalmente focando na prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Também entendo que a Prefeitura deve ter um departamento que auxilie não somente a nós mulheres, mas seus filhos quando passamos por um processo de separação, pois por experiência própria, eu sei que nesse momento nós ficamos muito vulneráveis e muitas vezes voltamos para o relacionamento abusivo, que é claro não foi o meu caso, por medo ou necessidade financeira”, opina Cleuza.


Míriam Buchweitz de Ávila, 61 anos, é conhecida na comunidade pelo serviço que presta na área de Contabilidade. Ela, também pelo MDB, atingiu em sua terceira tentativa, 327 votos e vai ocupar uma das quatro cadeiras de seu partido.


Miriam assegura a todos um empenho já comum da sua pessoa também na nova função.


“Podem esperar de mim o mesmo comprometimento que tenho em tudo que faço. Legislarei com muita responsabilidade e, além de ajudar o Márcio a aplicar bem os recursos públicos, serei uma fiscal dos mesmos”, garante a futura parlamentar.


Na segunda vez que se candidatou, Maria Lúcia Corral, 59 anos, ex-diretora do Instituto de Educação Ponche Verde e que esteve à frente do educandário estadual por 15 anos, chegou a desistir de ouvir a apuração e, ao contabilizar os boletins de urna publicados pelo Cartório Eleitoral, teve convicção de que não tinha chances, mas horas depois do encerramento do pleito, foi avisada por um amigo que sim, havia conquistado o objetivo com 289 votos pelo PDT.


Ciente das obrigações que terá pela frente, Lúcia disse estar pronta para o desafio.


“Minha carreira foi muito profissional e dentro desse processo direcionado à educação, acabei me tornando política, pois isso foi amadurecendo com minha trajetória”, conta a professora, que assegura querer sérum dos diferenciais no momento das decisões na Câmara.


“Podem esperar de mim muito comprometimento, coragem e um trabalho árduo pela comunidade a qual quero convidar para legislar junto comigo. Realmente quero fazer a diferença”, promete.


Reportagem: Nael Rosa

Contato: 53- 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com

535 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page