top of page
  • Foto do escritorNael Rosa

Vitão assegura que não há aumento de IPTU, mas admite erros


Todas as residencias da cidade passaram por uma atualização cadastral com relação a área quadrada

Surpresa ou até o sustoS que estão levando à reclamação, são reações normais de muita gente que busca ou buscou o balcão da Prefeitura de Piratini para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).


O assunto inclusive será pauta de uma audiência pública a ser realizada na Câmara de Vereadores após o Carnaval, onde o prefeito Vitor Ivan Rodrigues, o Vitão (PDT) será indagado sobre a elevação do preço cobrado sobre muitos imóveis de Piratini.


Questionado pelo Eu Falei com relação ao assunto, o prefeito assegura que, de fato, não houve aumento na alíquota cobrada.


“Nenhum centavo de acréscimo na alíquota. O que ocorreu foi uma atualização cadastral imobiliária, pois a última havia sido feita em 2001, quando a realidade de muitas moradias era bem diferente”, explicou Vitão, que usou um exemplo pessoal para que se compreendam os atuais valores.


“Eu tinha uma casa de cinquenta metros quadrados de área construída e hoje tenho 150 metros quadrados, mas meu cadastro continuava com a medida inicial e era sobre ela que eu pagava. Agora, com a contratação de uma empresa por parte da prefeitura que em 2019 atualizou o tamanho das moradias, este ano eu já paguei pela medida atual”, explicou.


Mas ele admite que o levantamento feito pela empresa teve falhas, portanto alguns protestos em relação as cifras pagas tem fundamento, e para estes casos há a possibilidade de ressarcimento ao contribuinte, desde que, após a abertura de um processo administrativo junto à Prefeitura que poderá comprovar o erro, uma nova medição será feita e os valores cobrados indevidamente serão devolvidos.


“ A Prefeitura não tem a intenção de lesar a população, então, quando o erro ficar provado, faremos a correção”, garantiu Vitão.

Nael Rosa- redator responsável

Wats: 53-984586380

Cel: 9-99502191

Email: naelrosaeufalei@gmail.com

455 visualizações
Modelo anúncio entre notícias2.png
Modelo anúncio entre notícias2.png
bottom of page